Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria! Quais as diferenças?

Você provavelmente já se deparou com essa dúvida. Entenda como as diferenças entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria são fundamentais para você poder buscar uma ajuda.

Muitas pessoas não sabem explicar e outras acreditam que se trata da mesma coisa, então vamos as explicações. Acompanhe!

Psicologia

A Psicologia deriva das palavras gregas “psiquê” que significa “alma” e “logia” que significa “estudo de”.

É uma ciência que estuda e trabalha com os processos mentais como sentimentos, pensamentos, emoções, percepções, aprendizagem, inteligência e com o comportamento humano.

Estuda o ciclo completo do comportamento, iniciando pelas causas, passando pelo próprio comportamento e terminando com as suas consequências.

Para investigar as causas do comportamento, usa procedimentos sistemáticos e objetivos de observação, medição e análise, apoiados por interpretações teóricas, generalizações, explicações e previsões.

O estudo da Psicologia é amplo e inclui áreas de desenvolvimento humano, esportes, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos (percepção, atenção, memória, linguagem, inteligência, tomada de decisão, raciocínio, etc).

Psicólogos atuam nas mais diferentes áreas da vida: saúde, educação, empresas, marketing, política, entre outras.

E para se tornar um Psicólogo, é necessária uma formação de nível superior.

Na Psicologia, algumas vezes, há um alvo específico para ser trabalhado, onde você pode dizer que em algum momento de sua terapia, esse objetivo será atingido e você poderá encerrar o seu processo terapêutico como em um processo de “alta” ou “suspensão” do tratamento.

Psicanálise

A Psicanálise foi criada por Sigmund Freud, é um método terapêutico famoso e que contribuiu com os métodos terapêuticos também utilizados na Psicologia.

O ponto de partida desse método terapêutico é o inconsciente.

A Psicanálise investiga e compreende o inconsciente e as suas particularidades e ajuda as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções.

Todo esse processo ocorre através das sessões de análise onde é aplicada a metodologia Psicanalítica.

Na psicanálise não há um objetivo final, onde você possa dizer que seu tratamento acabou, isso porque a Psicanálise tem como foco, trazer à tona através da própria percepção do paciente, a origem de todos os problemas que ocorrem em sua vida, incluindo o passado, presente e futuro.

É como se fossem pequenas linhas que vão sendo puxadas e exploradas pelo paciente a cada sessão.

Na Análise, com o passar das sessões, o paciente resgata muitos débitos emocionais de experiências de sua infância. Então passa por um processo de ressignificação dessas emoções até chegar em respostas que o ajudam a trazer mais conforto, alívio e superação para os problemas atuais do seu dia a dia.

Quem se forma em Psicologia, não necessariamente, é psicanalista, pois para ter a formação de Psicanalista, precisa passar pelo processo de formação em Psicanálise.

A formação em Psicanálise é realizada em uma instituição de ensino e de estudos sobre a Psicanálise.

Psiquiatria

Já a Psiquiatria é uma especialidade médica e trata das patologias que alteram o comportamento humano, que causam sofrimento ou prejuízo funcional.

É uma prática complementar da saúde mental e pode atuar em uma área multidisciplinar que engloba a Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Fonoaudiologia, entre outras.

A Psiquiatria é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamento, atuando com prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral.

Os psiquiatras se utilizam dos medicamentos psiquiátricos, ou psicofarmácos como parte importante do tratamento.

A avaliação psiquiátrica envolve, além de uma avaliação médica geral, o exame do estado mental e a história clínica psiquiátrica.

Testes psicológicos, neurológicos, neuropsicológicos e exames de imagem podem ser utilizados como auxiliares na avaliação, assim como exames físicos e laboratoriais.

Tanto o Psicólogo quanto o Psicanalista podem trabalhar em conjunto com o Psiquiatra, caso seja necessário em algum momento, um acompanhamento do tratamento do paciente.

Diferenças entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria

Então podemos dizer que as principais diferenças entre elas, são:

PSIQUIATRIA PSICOLOGIA PSICANÁLISE
FORMAÇÃOGraduado em MedicinaGraduado em PsicologiaFormado em Psicanálise
O QUE TRATATranstornos mentaisProcessos mentais e comportamentaisConflitos, traumas, Medos e desejos inconscientes
FOCODiagnósticoRaiz do comportamentoInconsciente
COMO AVALIAConsultas, exames médicos e testes psicológicosTestes homologados pelo CRP/CFP para complementar diagnósticos
COMO TRATARemédios Sessões de Terapia presenciais ou virtuaisSessões de Análise presenciais ou virtuais
As diferenças entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria

Então, gostou? Deixe seus comentários abaixo!

Até o próximo artigo!

Ilustração da capa por StorySet

Silvana D'Avino

Atua há mais de 25 anos na área de atendimento clínico em Psicologia e Psicanálise. Graduada em Psicologia pela FMU e Psicanálise pelo IBCP (Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise), com diversas especializações: Psicoembriologia, Coach Psico Orgânico, Grafologia, MBA em Gestão de Pessoas, Psicologia Analítica (Jung), Orientação Profissional, Psicologia Hospitalar